Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Associação de Municípios da Cova da Beira estuda a implantação de uma central de biomassa na região

Associação de Municípios estuda central de biomassa

Uma central de biomassa pode estar a caminho da região. A Associação de Municípios da Cova da Beira já assinou um protocolo com uma empresa para a sua implementação, e agora procede a estudos de viabilidade.

> Eduardo Alves

Uma central de biomassa pode vir a ser implantada na região. O primeiro passado para que isso aconteça foi dado na passada semana, pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), que em Penamacor aprovou um protocolo de cooperação com uma empresa nacional, visando a sua implementação.
Contando com o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, agora serão efectuados estudos de viabilidade económica e técnica, tendo como finalidade a produção de energia eléctrica.
Com a implementação da estrutura, além de produzir energia eléctrica, é possível ao projecto “valorizar a boa gestão florestal municipal e regional, assim como a recolha e utilização da biomassa, resultante das operações de limpeza florestal”. Ainda segundo uma nota divulgada à imprensa pela AMCB, pretende-se “fazer uma gestão de combustíveis e das operações de condução, conservação e exploração dos povoamentos florestais”.
À AMCB e empresa nacional parceira, a qual não se sabe o nome, cabe ainda “promover conceitos de eficiência energética e ambientais nos processos de planeamento e ordenamento do território”. É ainda da competência destas instituições fomentar a utilização de soluções e tecnologias adequadas à conservação de energia, assim como a criação de novas actividades económicas e postos de emprego.


A Associação de Municípios da Cova da Beira estuda a implantação de uma central de biomassa na região
A Associação de Municípios da Cova da Beira estuda a implantação de uma central de biomassa na região


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior