Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os membros da CNASES defendem o fim das bolsas atribuídas pelo Estado

Covilhã recebe Acção Social

Na passada semana, a UBI recebeu uma reunião do Conselho Nacional para a Acção Social no Ensino Superior (CNASES). Algumas medidas futuras nesta área foram discutidas.

> Urbi

Vasco Garcia, presidente do Conselho Nacional para a Acção Social do Ensino Superior (CNASES), defendeu, na Covilhã, o fim da atribuição de bolsas para formação a fundo perdido, por parte do Estado. O principal responsável pela Acção Social participou num encontro de administradores de serviços de acção social de universidades de todo o País. Garcia propõe “uma autêntica revolução” no actual sistema de bolsas para alunos do ensino superior.
“O CNASES é favorável a uma política de empréstimos para formação no ensino superior, em que o Estado seja ressarcido quando o aluno iniciar a sua carreira profissional”, referiu. Na óptica do antigo reitor da Universidade dos Açores, o actual sistema “não é sustentável nem justo” e propõe que Portugal siga o exemplo de outros países europeus, mas com algumas cautelas.
“Nós não temos a economia dinâmica de outros países e sabemos que há muito licenciados no desemprego. Só nesses casos de insolvência é que o Estado se devia substituir ao aluno, através de um fundo constituído com a verba hoje empregue nas bolsas a fundo perdido”, referiu.
Segundo Vasco Garcia, além de atribuir “uma maior responsabilização” ao estudante pela sua vida académica, uma política de empréstimos para formação no ensino superior permite também “autonomizar desde mais cedo a vida dos jovens”.

[Fonte: Diário XXI]


Os membros da CNASES defendem o fim das bolsas atribuídas pelo Estado
Os membros da CNASES defendem o fim das bolsas atribuídas pelo Estado


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:28
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior