Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
No ano passado uma viatura dos BVC ficou destruída num fogo florestal

Covilhã com pouca possibilidade de apoio

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã adiantou ao Urbi que não tem grande capacidade de ajuda às corporações vizinhas, em caso de incêndios florestais. O responsável pelo centro distrital já desvalorizou o caso.

> Eduardo Alves

Tal como o clima, também os discursos se mostraram instáveis no passado domingo, 25, no 131 aniversário dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC).
José Flávio, comandante da corporação covilhanense, declarou o Urbi apenas poder enviar "um veículo ligeiro com seis homens para dar apoio às corporações vizinhas”, no caso de incêndios florestais. Uma situação que advém da falta de carros de combate para este tipo de sinistros verificada pela corporação serrana. O responsável referiu que neste momento dispõe apenas de duas viaturas “uma delas com mais de 30 anos” e que desta forma não pode prestar apoio aos concelhos vizinhos “deixando a Covilhã sem socorro”.
Esta posição foi desvalorizada por Rui Esteves, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Este responsável que marcou presença no aniversário da corporação explicou que os bombeiros, a nível nacional, aceitaram as condições fixadas pelo Serviço Nacional de Bombeiros (SNB). Este organismo paga “na íntegra” o arranjo das viaturas danificadas nos combates aos fogos, caso seja possível a reparação. O problema coloca-se quando existem situações como as da corporação covilhanense. No passado Verão, uma das viaturas de combate acabou por ficar queimada num combate a um fogo florestal e o apoio dado aos BVC para a aquisição de uma viatura nova “é manifestamente pequeno”, lembrou José Flávio.
Desta forma, o comandante covilhanense refere que apenas tem duas viaturas para um concelho onde a área florestal é grande e que, em caso de fogos florestais em concelhos vizinhos “a Covilhã poderá não ter capacidade de resposta”. Tanto José Flávio como Rui Esteves referem que a situação está a ser estudada e que existem fortes possibilidades de a próxima viatura a ser adquirida pelo SNB, para combater fogos florestais, pode vir para a Covilhã.


No ano passado uma viatura dos BVC ficou destruída num fogo florestal
No ano passado uma viatura dos BVC ficou destruída num fogo florestal


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior