Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A assembleia regional do PCP decorreu na Covilhã, no passado fim-de-semana

Regionalização “é para já”

O Partido Comunista Português (PCP) reuniu a sua assembleia regional de Castelo Branco no passado sábado, 24. O GIR do Rodrigo, na Covilhã, acolheu os trabalhos dos comunistas que voltaram a pedir a regionalização.

> Eduardo Alves

Uma das principais medidas que saiu da VII Assembleia da OR de Castelo Branco foi o pedido de aprovação de um Plano de Emergência para a Beira Interior. Na óptica dos comunistas, a região está cada vez mais deserta, fruto “das sucessivas políticas governamentais”. Este plano visa a recuperação do “aparelho produtivo” numa região ligada ao sector dos têxteis, que nos últimos tempos tem sido dos mais afectados pela crise económica.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, veio à cidade serrana para intervir e encerrar os trabalhos desta reunião, onde foram também conhecidos os elementos da nova assembleia. Nesta reunião de trabalho, o executivo governamental socialista foi alvo de várias críticas. No discurso de encerramento, Jerónimo de Sousa lembrou que no caso da Beira Interior “faltam políticas duradouras”.
Para que este cenário mude, é necessário que se venha a discutir a regionalização. Na óptica do secretário-geral do PCP “esta era uma questão vital para a evolução positiva das regiões do interior”. Jerónimo apoiou-se nos cerca de 200 militantes que marcaram presença nesta reunião para enviar mais recados ao governo. Agricultura, pensões, fundos comunitários são alguns dos pontos que têm vindo a ficar na gaveta de Sócrates. Segundo o líder comunista, a situação tem de conhecer um revés. O líder comunista diz “existir outro caminho para combater os défices da balança comercial e do desemprego”.
Vladimir Vale, responsável pela direcção regional do PCP sublinha a importância desta reunião. Uma data que assinala a eleição da assembleia. Este grupo de trabalho passa agora a ser constituído por um total de 42 membros, “o dobro da anterior equipa”. Este crescimento tem como principal meta, a abrangência de todos os concelhos do distrito. Algo que não era conseguido até aqui.


A assembleia regional do PCP decorreu na Covilhã, no passado fim-de-semana
A assembleia regional do PCP decorreu na Covilhã, no passado fim-de-semana


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:51
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior