Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Conceitos a desvendar em cada colecção

O Sanatório da Serra da Estrela recebeu várias colecções criadas por alunos da UBI. Alunos finalistas mostraram as cores, os tecidos e os padrões da sua imaginação no que toca à criação na área do design têxtil e do vestuário.

> Cátia Felício

Os dez alunos finalistas do curso de design têxtil e do vestuário abrodaram vários conceitos. Vanessa Moreira, com o tema “Butterfly Effect”, apresenta a colecção como uma “sequência de estampados geométricos partindo de um rapport para uma sequência desordenada”. Josefina Ferreira, através da colecção “Urban Feeling”, diz sugere que “o sentimento é urbano, contrastando materiais nobres e high-tech. A Revolução Industrial e as Ceifeiras surgem como temas principais neste jogo de silhuetas drapeadas e formas assimétricas”.
Ana Magalhães, com o conceito “A Trip to a New Look”, apresenta “formas amplas, cintadas e estruturadas”.
Andreia Rente chama à colecção “Dirty Pink Dolls” e fala num ambiente dos anos 80. “A Barbie, ícone de beleza do século XX, é redescoberta através das texturas e silhuetas. Contraste de materiais e cores que jogam com linhas obliquas na busca de uma simetria paralela a um sportswear urbano.
Aléxis Costa surge com o conceito “Santo Oficio”. Explica que se baseou numa “viagem no tempo até ao século XVI e à Inquisição Ibérica. (…) Cordas que prendem o Ser Humano às lembranças do passado, num estilo urbano e contemporâneo.
Ana Brígida Filipe usa o conceito “CB-Border”. Trata-se de “uma colecção casual chic. Estilização dos elementos da cultura popular portuguesa”.
“Shakespeare in Love” é o tema a que recorreu Sílvia Jerónimo. O filme serviu de inspiração para “um look caracterizado por uma silhueta justa, amplos volumes e franzidos, criando um styling casual wear chic”.
Ana Júlia Ramalho, através do tema “Surre-Geo” cria com base no Surrealismo de Miró e Carla Nascimento recorre ao conceito “Refúgio Espiritual” surge com uma “combinação de cores e contrastes para vestuário nightwear”.
“Omã Tales” foi a colecção apresentada por Tânia Barreira, cuja inspiração “ veio do Médio Oriente, do Sultanato de Omã, dos trajes tradicionais femininos. Pretende-se transmitir o artesanal, rústico, visível na escolha dos tecidos e no uso de patchwork combinado com a delicadeza e o colorido exótico”.

Voltar



"Shakespeare In love" foi um dos temas usados para o desfile de moda


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:59
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior