Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
No futuro, as câmaras de vigilância da auto-estrada vão estar ao serviço da GNR-BT

Monitores da Scutvias patrulham A 23

Tal como já acontece em quatro auto-estradas concessionadas à Brisa, também na A23 os monitores da Scutvias vão auxiliar a Brigada de Trânsito na vigilância da via. Para já o patrulhamento continua a ser feito por automóvel, mas a mudança está para breve

> Notícias da Covilhã

A Brigada de Trânsito (BT) da GNR vai passar controlar o tráfego da A23 – entre Guarda e Abrantes – a partir dos monitores do Centro de Coordenação de Operações da Scutvias. Segundo a edição de segunda-feira, 19, do Correio da Manhã, a BT deixou de patrulhar as auto-estradas A1, A2, A5 e A23 no início do mês, altura em que entrou em funcionamento o centro de videovigilância da Brisa. De acordo com o jornal, aquela força de segurança adstrita à GNR tem, desde o dia 7 de Junho, cinco militares, em permanência no Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Brisa, em Carcavelos, dotado de um sistema de câmaras de vídeo que cobre aquelas auto-estradas. Este equipamento, escreve o CM, foi aproveitado para a concepção do novo projecto de patrulhamento, delineado pela secção de operações da BT, e assinado pelo comandante major-general Meireles de Carvalho.
Os carros patrulha estão agora colocados nos nós de acesso a quatro auto-estradas - A1 (Lisboa-Porto), A2 (Lisboa-Algarve), A5 (Lisboa-Cascais) e A23 (Torres Novas-Guarda) - e só partem quando for detectada uma transgressão a partir do centro de videovigilância. As viaturas da BT estão desde há cerca de um mês a ser estrategicamente colocadas nos nós de acesso às auto-estradas e só podem sair se receberem ordens, que terão de ser emitidas a partir de indicações fornecidas pelo CCO da Brisa.
Os dados porém não são corroborados na totalidade pelos responsáveis da BT de Castelo Branco que, embora admitam que tal medida possa ser adoptada em breve, asseguram que, para já, no troço entre Abrantes e Guarda o patrulhamento continua a ser feito por viaturas. Ou seja, só o traçado entre Abrantes e Torres Novas – explorado pela Brisa – já está a ser vigiado segundo o novo sistema.
Segundo o CM, os técnicos da Brisa e os militares da GNR colocados em permanência neste centro analisam as imagens captadas e, em caso de acidente, infracção rodoviária, ou necessidade de auxílio a condutores, as patrulhas recebem ordens para avançar. O novo esquema de patrulhamento ainda está em fase experimental e, se resultar, será alargado a toda a rede de auto-estradas, o que permitirá poupar nas despesas de manutenção do parque automóvel da BT.


No futuro, as câmaras de vigilância da auto-estrada vão estar ao serviço da GNR-BT
No futuro, as câmaras de vigilância da auto-estrada vão estar ao serviço da GNR-BT


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:25
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior