Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Várias aldeias históricas da região vão ser palco para peças de teatro

Teatro nas aldeias históricas

“O regresso do Pepino”. Assim se chama a peça do Teatro Regional da Serra de Montemuro que vai estar, ao longo dos próximos dois meses, nas várias aldeias históricas da região.

> Notícias da Covilhã

Este é um projecto levado a cabo pela Câmara Municipal do Fundão que pretende assim avançar para uma programação cultural que unifique a Rota das Aldeias Históricas. Segundo o Teatro de Montemuro, esta peça, que consiste na comédia de rua, é a oportunidade para muitas pessoas que “muito raramente têm acesso a práticas culturais” se divertirem em espaços singulares como são as Aldeias Históricas. “O regresso do Pepino” vai, segundo a companhia, “surpreender e levar todos à gargalhada”. A peça estreou-se a 19 de Junho de 2005 em Santa Maria da Feira e já percorreu o País de um canto ao outro.
Trata-se de uma história que conta a excitação da Tia Maria e do Tio Manel com o regresso do seu filho, Pepino, da América. Por isso, decidem preparar-lhe uma festa.
Só que a esposa de Pepino é uma senhora muito chique, que vem de uma grande cidade e que se veste como uma autêntica estrela de cinema. E é alérgica a galinhas, a qualquer tipo de sujidade e ao campo. Ou seja, viajando para a terra do marido, está instalada a confusão.
Assim, as quatros personagens da peça prometem muita animação, me que a música e a interacção com o públicos serão uma constante.
Segundo o Teatro de Montemuro, a escolha do Verão para fazer este roteiro tem a ver com o facto de ser este o tempo propício para actuar em praças de Portugal. Assim, diz a companhia, poderá tentar dinamizar as Aldeias Históricas, formar novos públicos e criar condições para que estas terras se tornem cada vez mais pólos de atracção turística. Esta será também uma forma de descentralizar as artes.
O primeiro local a receber a peça foi Trancoso, no distrito da Guarda. Agora será a vez de Castelo Rodrigo, no próximo dia 7 de Julho pelas 21.30 horas, no Largo de São João, segue-se Monsanto, a 8 de Julho, Castelo Novo, a 14 de Julho, pelas 22 horas, depois Belmonte, a 16 de Julho, Linhares da Beira, a 22 de Julho, no Largo do Castelo, Sortelha, a 23 de Julho, pelas 18 horas e finalmente Idanha-a-Velha, a 27 de Julho.


Várias aldeias históricas da região vão ser palco para peças de teatro
Várias aldeias históricas da região vão ser palco para peças de teatro


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:35
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior