Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O principal objectivo é estimular a criatividade dos alunos de engenharia, pedindo-lhes
que concebam um modelo

Aviões e hovercrafts no concurso UBI Engenho 2006

Estimular a capacidade criativa através da concepção de aviões e hovercrafts é o objectivo deste concurso a realizar dia 25 de Junho no Pavilhão da Anil

> Cátia Felício

O desafio lançado aos alunos de engenharia é que concebam projectos de concepção e desenho tridimensional de aeronaves. UBI Engenho 2006 é um concurso promovido pelo Departamento de Electromecânica, sob a responsabilidade de João Monteiro, docente da UBI, e prevê a participação de 50 engenhos. O evento realiza-se dia 25, Domingo, no Pavilhão da Anil, entre as 9h30 e as 20 horas.
Os modelos em competição devem ser funcionais e, quando construídos, pretende-se que essa funcionalidade seja demonstrada, no caso dos aviões, pelo voo. Do regulamento consta como requisito obrigatório para concorrer ser-se aluno de uma das seguintes engenharias: Electromecânica, Mecânica, Electrotécnica, Têxtil, De Produção e Gestão Industrial, Aeronáutica ou ainda de Design Industrial. É também necessário ter frequentado as disciplinas de Desenho II e Desenho Técnico.
O concurso está organizado por categorias e os alunos vão competir com os modelos que conceberem. É permitida a alteração dos modelos in situ, de forma a tentar maximizar o desempenho.
Na primeira categoria, serão avaliados os aviões que voem sem modificações. Na segunda categoria estão incluídos os aviões que voem após modificações. Em ambas as categorias será avaliada a descolagem mais curta e o voo mais lento.
Para os hovercraft está destinada uma corrida slalom. Tanto aviões como hovercrafts concorrem ainda à categoria de modelo mais bonito.
O pavilhão estará aberto a quem queira assistir ao evento e estarão disponíveis três simuladores de voo para quem quiser experimentar ser piloto sem correr riscos. Os prémios do concurso serão atribuídos aos vencedores no final do dia.

"UBI Engenho dá-lhes asas"


O principal objectivo é estimular a criatividade dos alunos de engenharia, pedindo-lhes
que concebam um modelo
O principal objectivo é estimular a criatividade dos alunos de engenharia, pedindo-lhes que concebam um modelo


Data de publicação: 2006-06-20 00:00:51
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior