Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os jovens voluntários vão ajudar no combate aos fogos florestais

IPJ “recruta” jovens para prevenção de fogos florestais

O Instituto Português da Juventude (IPJ), à imagem do que sucedeu em 2005, está a promover um Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas. Um projecto que pretende reunir 10 mil jovens para a prevenção do maior flagelo de todos os Verões.

> Eduardo Alves

No distrito de Castelo Branco, e segundo José Aleixo, um dos coordenadores da delegação regional do IPJ, o número de voluntários deverá atingir os 560 jovens. Pelo menos são essas as vagas disponíveis para o efeito, quase o dobro das existentes no ano passado. O Programa é destinado a várias entidades, sejam Câmaras, Juntas de Freguesia, Corporações de Bombeiros ou associações de produtores florestais, que deverão apresentar os projectos para apreciação na Delegação Regional.
As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Agosto e, até ao momento, a instituição, que trabalha em conjunto com o Centro Distrital de Operações de Socorro, já aprovou cerca de 15 projectos. Um número muito abaixo daquilo que os responsáveis estão à espera, mas que deverá aumentar consideravelmente nos próximos dois meses. A maioria dos jovens que podem integrar estes projectos, explica José Aleixo, “ainda se encontra em período de aulas, por isso, só esperamos uma maior afluência de candidaturas entre Julho e Agosto”.
O trabalho destes voluntários – que serão recompensados com uma remuneração de 12 euros diários – passa, essencialmente pela prevenção dos fogos, quer através de acções de sensibilização junto das populações, quer da vigilância e limpeza de lixo nas áreas florestais e nos perímetros urbanos, “garantindo, assim, uma menor probabilidade de ocorrência de incêndio”. Às equipas designadas competirá ainda manter um registo de ocorrências “por modo a que, em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, se consigam reunir dados para a programação de acções futuras”.


Os jovens voluntários vão ajudar no combate aos fogos florestais
Os jovens voluntários vão ajudar no combate aos fogos florestais


Data de publicação: 2006-06-20 00:00:46
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior