Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Um Urbi em mudança

> António Fidalgo

Os jornais tradicionais, impressos, renovam de tempos a tempos formatos e layouts, adaptando-se às alterações sociais, económicas, culturais e tecnológicas entretanto ocorridas. Os jornais tanto influenciam o meio envolvente, como são influenciados reciprocamente por este. Os avanços tecnológicos permitiram e pressionaram que os jornais integrassem fotografias a cores e as mudanças sociais e culturais entre outras, influenciam e determinam a agenda e o leque noticioso.
O mesmo se passa com o jornalismo online, de que o Urbi é, pode dizer-se, um veterano. Consultando o arquivo do Urbi - e são já 330 números semanais! - verifica-se que o jornal  mudou em várias ocasiões em termos gráficos e mesmo em termos de pesos e medidas relativamente a áreas temáticas. Desta vez porém, a alteração é bem mais profunda. O jornal passa a correr sobre uma base de dados, marcando a sua característica mais profunda, a de ser um jornal online. Com efeito, a informação veiculada informaticamente tem a sua maior mais valia na utilização das bases de dados. Se há algo em que a informática revolucionou a nossa vida foi o facto de poder coligir e tratar enormes quantidades de dados e de fornecer meios únicos de manejar e de lidar com toda essa informação. Ora sendo o jornalismo online uma forma de disponibilizar a maior quantidade de informação relevante ao maior número de pessoas, a qualquer altura e em qualquer lugar, através da Internet, impunha-se que se usasse a tecnologia de bases de dados para organizar e dinamizar a informação. Foi isso que se fez. Além de uma mais correcta sintaxe das notícias, da sua melhor organização, conseguiu-se também uma maior interactividade com os leitores, que podem agora comentar as notícias e os artigos de opinião.
Em segundo lugar, há o aproveitamento do multimédia, de juntar som, imagem fixa e em movimento ao texto. A concepção cunhada por João Canavilhas de webjornalismo ganha aqui todo o seu sentido. A informação jornalística online será também inevitavelmente multimédia.
A reformulação do Urbi foi possível graças ao empenho, ao entusiasmo, ao saber, de João Canavilhas, Marco Oliveira e Joana Casteleiro. Para eles os parabéns pelo trabalho desenvolvido e o meu agradecimento, dado na qualidade de Director do Urbi, pela melhoria significativa que introduziram no jornal.


Data de publicação: 2006-06-13 00:01:43
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior