Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os responsáveis pelo consórcio Novas Energias Ibéricas estiveram na UBI

Iberdrola quer licenciados da UBI

Estão abertas as candidaturas a uma bolsa de emprego para 200 postos de trabalho destinados a licenciados na área das engenharias. Os alunos da UBI foram informados sobre esta bolsa pelos responsáveis da Iberdrola.

> Joana Casteleiro [Infografia]
> Eduardo Alves

O concurso público para atribuição de 1500 Megawatts (MW) de energia eólica está a provocar uma verdadeira “corrida pelo vento”. O governo português aposta agora nas novas energias para se colocar ao lado dos restantes países europeus, no que diz respeito à produção de electricidade a partir do vento.
Portugal conta já com 112 parques eólicos. Nos planos do executivo governamental está ainda prevista a criação de novas estruturas desta natureza. Na corrida estão cinco consórcios que representam vários grupos económicos nacionais e europeus. Esta disputa pela força do vento levou já à constituição de vários consórcios económicos para explorarem esta cota de mercado, uma vez que os especialistas aponta o território nacional como detentor de grandes potencialidades. Na passada quinta-feira, 8 de Junho, o grupo Novas Energias Ibéricas (NEI), que representam, entre outros, a Iberdrola – maior produtor mundial de electricidade a partir de aerogeradores – esteve na UBI para anunciar a abertura de uma bolsa de emprego para jovens licenciados. Mais de uma centena de alunos da área das engenharias assistiram à conferência que explicou todo o plano de investimentos da NEI e a forma como vão ser criadas estas oportunidades de emprego.
Ainda sem conhecerem o resultado do concurso lançado pelo governo, os representantes do NEI mostram-se convictos que os 1500 MW serão entregues a este grupo. Para tal mostram o seu caderno de investimento. Criação de 200 postos de trabalho directos para engenheiros, 500 empregos indirectos, cinco unidades industriais de produção de aerogeradores, e instalação de 100 mil metros quadrados de solo industrial nas cidades da Guarda e da Póvoa do Varzim. Tudo isto numa primeira fase, explica Fernando Pacheco, presidente do grupo NEI. A deslocação à UBI ocorre numa fase em que este consórcio “está a apostar tudo para vencer esta cota de produção”. O presidente do grupo explica que a intenção é construir “vários parques eólicos na região”. Para tal serão necessários “engenheiros qualificados em vários ramos”. A palestra proferida na UBI explicou a forma como os estudantes finalistas se podem candidatar a um lugar nestas futuras empresas, quais as suas funções e a perspectiva de emprego. Os potenciais engenheiros vão ser escolhidos para entrarem num projecto "que pode arrancar em breve”, refere João Guedes Vaz, da Heidrick & Struggles, empresa que está responsável pelo recrutamento dos licenciados. Nesta fase inicial, os candidatos têm apenas de preencher um formulário on-line, onde descrevem a sua área e as suas perspectivas. A selecção passa depois a ser feita pela análise dos currículos, “da experiência pessoal, se existir e por entrevistas pessoais”, garante o representante Heidrick. João Guedes Vaz sublinha que, caso o NEI vença a atribuição da licença “a entrada em funcionamento será muito rápida”.
Segundo o responsável do NEI, “os vários cursos na área da engenharia que são leccionados na UBI colocam esta instituição num patamar diferente de outras”. Para além de que “o consórcio está a apostar em gente nova e da região”. Factores que foram ponderados na escolha da Beira Interior. O consórcio espera agora uma decisão governamental a seu favor e também “o recrutamento de um grande número de recém-licenciados pela UBI”, remata Fernando Pacheco.

> carla . pereir @ gmail . com em 2006-07-02 21:53:51
Gostaria de saber como enviar o CV para a Iberdrola?


Os responsáveis pelo consórcio Novas Energias Ibéricas estiveram na UBI
Os responsáveis pelo consórcio Novas Energias Ibéricas estiveram na UBI


Data de publicação: 2006-06-13 00:17:52
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior