Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O 1º ciclo dos cursos propostos pela UBI foi registado

UBI entra em Bolonha

Já estão registadas, pela Direcção Geral do Ensino Superior, 16 adequações de cursos propostos pela UBI.

> Catarina Rodrigues

A adequação dos cursos proposta pela UBI, no âmbito do Processo de Bolonha, foi aprovada pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES). No total são 16 os cursos que no próximo ano lectivo 2006/2007 vão avançar com as novas regras e ciclos de ensino. Para Carlos Melo Gonçalves, director dos Serviços Académicos da UBI, “estamos perante uma profunda mudança do que era tradicional na universidade portuguesa”.
A Universidade da Beira Interior entra assim numa nova fase. “O Processo de Bolonha pede uma mudança de paradigma o que implica alterações, por exemplo, no que se refere à questão da avaliação”, explica o director dos Serviços Académicos. Mais horas de estudo e mais trabalho são palavras-chave. Segundo Melo Gonçalves, a UBI está “preparada” para as mudanças que se avizinham. “Já este ano fizemos um ensaio com o calendário escolar”, sublinha.
O 1º ciclo de estudos em 16 licenciaturas da UBI foi assim registado pela DGES, passando os novos cursos a estar adaptados ao European Credits Transfer System (ECTS) que prevê 1600 horas de trabalho que devem ser divididas em aulas e outras actividades ligadas à investigação e aprendizagem. A maioria dos cursos do 2º ciclo e novo curso de Ciências Farmacêuticas aguardam ainda o registo.


O 1º ciclo dos cursos propostos pela UBI foi registado
O 1º ciclo dos cursos propostos pela UBI foi registado


Data de publicação: 2006-06-08 17:29:52
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior