Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Cerca de 30 pessoas receberam o seu certificado

Competências reconhecidas

Após demonstrarem as competências que adquiriram ao longo da vida, cerca de 30 pessoas receberam agora o certificado que lhes confere o merecido grau de escolaridade e que lhes permite reconhecimento a nível pessoal e profissional.

> Catarina Rodrigues

Cerca de 30 pessoas receberam ontem, segunda-feira, 5 de Junho, o “Certificado de Educação e Formação de Adultos” no Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios (CILAN). Foram entregues certificados correspondentes ao 2º e 3º ciclo do ensino básico, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Este sistema da responsabilidade da Direcção-Geral de Formação Vocacional (DGFV) do Ministério da Educação, permite que cada adulto, com mais de 18 anos, possa solicitar o reconhecimento, a validação e a certificação dos seus conhecimentos para efeitos de atribuição de um certificado de habilitações escolares.
Segundo Américo Paulino, representante do Conselho de Administração do CILAN, “era sentida uma necessidade de intervenção urgente na Covilhã”. Uma preocupação que surgiu após se constatar “a pouca escolaridade de um grande número de pessoas que procuram emprego”. O responsável explica que com este sistema “os cidadãos vêm demonstrar as competências que adquiriram ao longo da vida e o que conseguem fazer”. Segundo Américo Paulino, com este reconhecimento “as oportunidades abrem-se e a auto-estima eleva-se porque as pessoas ficam com outras ferramentas”.
José Soares, da Sub-Delegação do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) refere que “está já em preparação a possibilidade de obter o 12º ano através do RVCC”. Uma ideia que a maioria dos presentes viu com agrado. Graça Lourenço recebeu o diploma correspondente ao 9º ano de escolaridade. Admite que foi um processo “difícil, mas gratificante” e mostra-se desde logo disponível para continuar.
O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida baseia-se no referencial de Competências-Chave da DGFV que integra quatro áreas: Linguagem e Comunicação; Tecnologias de Informação e Comunicação; Matemática para a Vida; Cidadania e Empregabilidade.
O CILAN, que até aqui contou com a orientação do Centro de Formação Vocacional de Coimbra, é desde 1 de Junho uma estrutura independente. José Soares considera que o CILAN terá agora “maior capacidade de resposta”.
Um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é uma instituição pública ou privada, acreditada pelo Sistema Nacional de Acreditação de Entidades da DGFV, onde existe uma equipa de profissionais que actua no sentido de certificar os conhecimentos que os adultos foram adquirindo ao longo do seu percurso de vida pessoal, social e profissional, de modo a que seja obtida uma equivalência desses conhecimentos ao 4º, 6º e 9º ano de escolaridade, conforme os casos.


Cerca de 30 pessoas receberam o seu certificado
Cerca de 30 pessoas receberam o seu certificado


Data de publicação: 2006-06-06 12:12:35
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior