Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Imagem virtual da Casa do Tempo, que nascerá na Rua Mateus Fernandes

Covilhã vai ter Casa do Tempo

Voluntariado, rede de baby sitting, espaço multimédia, cantina e actividades para idosos reunidos num só espaço. As obras da Casa do Tempo arrancam já no final do Verão e deve estar concluída em 2007

> Cátia Felício

A Casa do Tempo é o espaço que vai nascer na Rua Mateus Fernandes com o intuito de concentrar no mesmo lugar várias valências que até agora estavam dispersas. A iniciativa partiu da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local e pretende remodelar uma vivenda, criando um espaço que facilite a conciliação entre a vida familiar e profissional.
Com um horário alargado, a Casa do Tempo terá actividades de tempos livres para idosos e crianças, estudo acompanhado, serviço de refeições, tarefas domésticas, espaço multimédia e voluntariado. O anúncio foi feito dia 31 de Maio pela associação, aquando de uma reunião no Hotel Turismo sobre a Plataforma Permanente para a Conciliação. As obras devem começar até ao final do Verão e prevê-se que o projecto esteja concluído em 2007.
Numa primeira fase, “vai acolher cerca de 25 idosos e no mínimo 20 crianças”, prestando também um conjunto de serviços fora, diz Marco Gabriel, técnico do projecto e membro da direcção Beira Serra. E adianta que está previsto “a criação, no mínimo, de cinco postos de trabalho para estas valências que queremos implementar”.
A Casa do Tempo funcionará também em períodos como as férias escolares e tem um horário flexível, atendendo às pessoas com horários de trabalho atípicos. “A ideia é que os pais possam deixar lá as crianças e ao fim do dia a família pode passar por lá, levar a criança e ainda levar para casa uma sopa ou roupa passada a ferro”, conta Graça Rojão, coordenadora da Beira Serra. O orçamento para a criação deste espaço ronda os 500 mil euros, incluindo equipamento e remodelação.
Após ter sido feito o pedido de licenciamento, a Beira Serra aguarda agora a resposta da Segurança Social, “que já tem um parecer prévio e pensamos que vamos tê-lo em breve”, adianta Marco Gabriel. Com serviços destinados a facilitar a conciliação entre a vida familiar e profissional, nomeadamente para famílias carenciadas, o projecto é uma parceria entre a Câmara da Covilhã, Centro de Estudos Sociais da UBI, Centro Regional de Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Núcleo Empresarial da região de Castelo Branco e a União de Sindicatos do Distrito de Castelo Branco.
A Beira Serra é uma associação de desenvolvimento local que presta serviços de apoio nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão desde 1995. Conta com uma rede de voluntariado que já ultrapasse mais de 1800 serviços prestados a famílias e instituições. Actualmente, existem 75 voluntários activos e estão envolvidas 52 entidades.


Imagem virtual da Casa do Tempo, que nascerá na Rua Mateus Fernandes
Imagem virtual da Casa do Tempo, que nascerá na Rua Mateus Fernandes


Data de publicação: 2006-06-06 01:24:33
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior