Um conjunto de altas individualidades já marcaram presença na cerimónia do 24º aniversário da Universidade da Beira Interior. Mariano Gago, ministro da tutela vem à Covilhã “assinar o contrato de confiança para os próximos quatro anos”, diz João Queiroz.
O reitor da UBI, em funções há dez meses, sublinha assim a importância deste momento. Para o principal responsável pela academia, este é o resultado de alguns projectos que estão já a ser concretizados. No próximo dia 30 de Abril, João Queiroz e Mariano Gago firmam um acordo entre a UBI e o Governo que serve essencialmente “para dar suporte ao meu plano de actividades para os próximos quatro anos. Este contrato dá uma certa estabilidade à instituição, mas também mais orientações a médio prazo, sobretudo em termos de formação e aposta em diferentes áreas na nossa universidade”, começa por explicar o reitor.
Na cerimónia que vai também servir de arranque às comemorações dos 25 anos da UBI, que decorrem ao longo de todo o próximo ano, vão ser assinados mais dois protocolos. Documentos que segundo o reitor da instituição vão servir para “criar uma incubadora na área da tecnologia e da saúde”, e também, um outro, com o Banco Santander, “que é bastante amplo e vai permitir ajudar o processo de internacionalização e investigação na UBI”. Para além disso, esta entidade vai ainda patrocinar uma cátedra, na área da Comunicação, isto é, “um professor de reconhecido mérito internacional que está na UBI a orientar e trabalhar a investigação numa determinada linha científica”.
A UBI tem no dia do seu aniversário “uma das mais importantes provas de reconhecimento”. Para o reitor, a aceitação do doutoramento Honoris Causa, por parte do engenheiro António Guterres, “serve também para prestigiar a instituição”. A este momento juntam-se a vinda de antigos ministros e representantes do Estado e a realização de parcerias com entidades da sociedade civil. Resultados de “um trabalho extremamente cansativo, mas gratificante para toda a instituição”, confessa João Queiroz. O reitor sublinha também a personalidade do padrinho do candidato ao doutoramento. Alfredo Bruto da Costa, um dos mais conceituados especialistas em matéria de combate à pobreza e exclusão social em Portugal será o padrinho do doutoramento Honoris Causa agora conferido pela UBI a António Guterres.
Os eventos oficiais devem começar cerca das 15.30 horas, com a Sessão Solene, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde. Segue-se a Intervenção do Reitor, a Outorga das Cartas de Agregação, a Imposição das Insígnias Doutorais e a entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram, em 30 de Abril de 2010, 20 anos de serviço ou que até esta data se aposentaram. Lugar depois para a entrega de prémios escolares e bolsas de mérito e a assinatura de protocolos.
Para cerca das 17 horas está agendada a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao engenheiro António Manuel de Oliveira Guterres, com o discurso do padrinho, a atribuição do grau, o discurso do novo doutor e uma intervenção de um membro do Governo. A cerimónia termina com a apresentação de cumprimentos ao doutor Honoris Causa.
A encerrar o dia de aniversário, um momento cultural destinado a toda a cidade. Este ano, os responsáveis da instituição abrem também as comemorações do aniversário da UBI a todos os interessados. Na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a Associação Cultural da Beira Interior realiza a “Missa Corpus”. Um momento musical, da autoria do maestro Luís Cipriano, que é realizado, pela primeira vez, na Covilhã.