Agulhas, lãs, linhas, tesouras, tecidos, feltros, boa vontade e divertimento são alguns dos materiais exigidos por este grupo. Tecidos e Partilhados é formado por mulheres que se encontram periodicamente com o objectivo de partilhar.
O Encontro Tecidos e Partilhados decorreu no dia 3 de Março, na loja Ponto Já, nas instalações do Mercado Municipal da Covilhã. A segunda reunião do grupo permitiu a troca de novas ideias, surgindo a proposta para a organização de um Dia Internacional de Tricotar em Público, bem como novos projectos com o intuito de ajudar quem mais precisa.
O início do projecto está ligado ao workshop Fadas de Lã, um evento que ensinava a mulheres de todas as idades diversas técnicas da lã em rama, tentando aplicá-las aos produtos dos dias de hoje.
A cumplicidade entre as participantes tornou possível a criação de um projecto cujo objectivo passa por ajudar pessoas e instituições desfavorecidas. "É uma maneira de aprender e ajudar o próximo", confessa Andréa Peixoto uma das participantes.
Cada artesã elabora a sua peça de forma entusiástica procurando sempre aprender mais um pouco. "Quem sabe mais ensina a quem sabe menos", explica Marina Rocha responsável pelo projecto Tecidos e Partilhados.
O objectivo é reunir o maior número de peças de artesanato para que possam depois ser vendidas ou doadas a quem necessita. Para além de ajudar, este grupo de mulheres convive, partilha experiências, técnicas e conhecimentos.
Este é um projecto voluntário onde todas as ajudas são bem-vindas, "quem desejar contribuir com material para ser processado por nós pode fazê-lo", informa Marina Rocha.
Esta iniciativa realiza-se mensalmente e dirige-se a toda a comunidade interessada em ajudar os mais carenciados. Para isso basta participar nos workshops, doar peças artesanais ou até algum material que será utilizado pelos membros do grupo.