header1

O projeto entra agora no seu segundo ano de atividade

Projeto SPRING inicia o segundo ano de atividade na UBI

header1 Urbi

O consórcio é composto por 11 entidades de 9 países, sendo liderado e coordenado pela Universidade de Palermo (Itália) até dezembro de 2021.

Uma equipa de docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia da UBI está envolvida no projeto SPRING - Succession Planning and Regeneration in Family Businesses for New Growth through an innovative trainning programme, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus + e que visa estudar e solucionar problemas enfrentados por parte de empresas familiares europeias.

Após um primeiro ano de projeto dedicado em estudar a realidade, problemas e desafios enfrentados pelas empresas familiares - por via de entrevistas, focus groups e inquéritos a empresas familiares europeias - o SPRING entra agora no seu segundo ano de atividade. A fase seguinte, já em curso, passa pelo desenvolvimento de trainning programs, consultoria e atividades de mobilidade, orientados para a continuidade do negócio familiar e ao estímulo à inovação e crescimento. Particularmente, a UBI será responsável pelo desenvolvimento de alguns módulos de formação e pela implementação do teste piloto do programa em Portugal. Esta formação será aberta a todas as empresas familiares interessadas, mediante inscrição prévia (mais informações em breve). O foco destes programas será o plano de sucessão, a continuidade do negócio familiar, o estímulo à inovação e o intra-empreendedorismo.

A nível europeu, as empresas familiares são cerca de 14 milhões, representando entre 65 e 85 por cento do total de empresas, contribuindo com 60 por cento da empregabilidade e 50 por cento do Produto Interno Bruto. Como tal, a sua importância é inegável e merece um estudo atento. A equipa de investigadores e docentes da UBI é constituída por Arminda do Paço (Investigadora Responsável), Mário Raposo, Helena Alves, João Ferreira, Cristina Fernandes e Edgar Nave. O consórcio é composto por 11 entidades de 9 países, sendo liderado e coordenado pela Universidade de Palermo (Itália) e tendo o seu término em dezembro de 2021.