header1

Sara Guterres*

Aprendizagem para a vida

header1 Sara Guterres*

Foi no Urbi et Orbi que dei os primeiros passos como jornalista. Já lá vão quatro anos desde a última vez que escrevi no papel de colaboradora do jornal online da Universidade da Beira Interior, da Região e do Resto. Desde então muita coisa mudou, mas nunca me esqueci - nem esquecerei - daquilo que aprendi contigo, meu querido Urbi et Orbi [minha querida UBI].

Recordo-me, como se fosse hoje, da primeira notícia que escrevi com a minha colega, e amiga, Sónia Perdigão. Era sobre a Feira do Feijão Frade. Pois bem, na altura, pensámos: “Porque não? Uma feira que praticamente ninguém conhece, é certo, mas que vamos dar a conhecer a mais alguém”. Foi o ponto de partida e, depois dessa, outras mais se seguiram. Sempre com o mesmo entusiasmo. Afinal, estavas a dar-me as ferramentas que eu precisava para fazer aquilo que mais gosto.

Talvez por isso, a minha ‘relação’ com o Urbi et Orbi tenha sido extraconjugal, se assim se pode dizer. Mesmo quando terminei a licenciatura, decidi continuar a colaborar durante os meses de verão daquele ano [2016]. Porquê? Porque estava a fazer o que me movia – e ainda move. Admito que, por vezes, foi uma caminhada difícil. Mas tão gratificante no final. Conheci pessoas fantásticas e ouvi histórias inspiradoras. Cresci muito. Não só como profissional, mas também como pessoa. E isso…isso é o mais importante.

Resta-me dar-te os parabéns por existires, e que continuem a manter-te vivo por muitos mais anos.

Os alunos de Ciências da Comunicação precisam de ti, a região precisa de ti...o mundo precisa de ti! Obrigada Urbi et Orbi, obrigada UBI!

*Sara Guterres, licenciada em Ciências da Comunicação [2013 - 2016] pela UBI.