header1

O "Óscar" foi o
primeiro de muitos

header1 Ricardo Cordeiro*

Uma mistura de ansiedade e nervosismo que foi crescendo à medida que se aproximava o momento de escrever o meu primeiro artigo para o “Urbi”. Nunca mais me esqueci e dificilmente me esquecerei dessa “notícia” e do orgulho que senti quando vi um texto assinado por mim fazer parte de uma edição do jornal on-line do curso que frequentava. Quis o destino que o meu batismo no jornalismo tivesse tido lugar com uma peça de teatro chamada “Óscar”

É com carinho e saudosismo que releio esse texto, apesar de estar longe de o considerar perfeito. Passados quase 20 anos desde essa noite fria de novembro do ano 2000, já perdi a conta às notícias que escrevi, mas foi ali que tudo começou. Ainda sem contar para avaliação, foi o primeiro passo mais a sério e prático no percurso que estava decidido a trilhar. Posteriormente, com a cadeira de Atelier de Jornalismo, e com as constantes correções e conselhos do professor João Canavilhas , tornei-me melhor (aprendiz de) jornalista. O meu caso, como o de tantos outros, mostra o relevante papel que o “Urbi” teve e continua a desempenhar enquanto escola de jornalismo e de componente prática, tão essencial numa área onde a concorrência é enorme. Aos 20 anos, o Urbi@Orbi é hoje mais do que um projeto bem sucedido. É um órgão consolidado que os estudantes de jornalismo devem ver com a máxima seriedade e como um passo fundamental que antecede a entrada no exigente mercado de trabalho. Parabéns a quem o criou, a quem o fez crescer e a quem continua a pugnar para que todas as semanas saiam boas notícias redigidas por estudantes.

*Ricardo Cordeiro entrou na licenciatura de Ciências da Comunicação na UBI em 1998, que concluiu em 2002. É mestre em Ciências da Comunicação, também pela UBI. Foi jornalista no jornal “O Interior” entre 2002 e 2014. Atualmente, é produtor de conteúdos na InfoPortugal e redige artigos para o site https://www.allaboutportugal.pt/.