header1

A exposição resulta do projeto Mapas-Desenhos da Vida

“Desenhos da Vida” no Museu de Lanifícios


header1 Urbi

Exposição estará patente ao público até 19 de abril.

Com a organização do Museu de Lanifícios e do Projeto Pontes, no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 17h00, na Galeria do Museu de Lanifícios da UBI/Núcleo da Real Fábrica Veiga, será inaugurada a exposição Desenhos da Vida, que estará patente ao público até 19 de abril.

A exposição decorre do projeto Mapas – Desenhos da Vida que compreende a investigação, a seleção e a recolha das memórias das pessoas seniores. Procura promover sessões de Desenho com o objetivo de estimular nos participantes a ativação da memória de uma geração que nunca se exprimiu através do desenho, tornando presente um património imaterial esquecido que se expõe na sua autenticidade. No conjunto de participantes maioritariamente de idade avançada, as pessoas são convidadas a desenhar de memória, recordações de histórias, objetos ou ambientes vividos.

Na sessão de abertura, o Museu de Lanifícios da UBI e o Projecto Pontes darão a conhecer os arquivos dos Desenhos da Vida, projeto iniciado em 2008, em Vila Franca das Naves, que pretende organizar e documentar sessões de desenho contínuas que possam vir a constituir um levantamento etnográfico de populações de diferentes regiões.

Nesta exposição estão presentes uma seleção de desenhos realizados em Vila Franca das Naves (2008) e em Caria (2017), bem como dois filmes concretizados no âmbito das duas atividades.