header1

Os primeiros
passos...

André Duarte*

Os primeiros passos...


header1 André Duarte*

Celebrar os 20 anos do Urbi et Orbi é comemorar a longevidade de um projeto que materializa a vontade de ensinar e aprender. No meu caso, saber da existência de um jornal no meu primeiro ano de frequência na faculdade, em 2007, constituiu uma surpresa para a qual olhei com igual felicidade e sentido de responsabilidade. Afinal, não só existia, algum incomum na altura no meio académico, como tinha duas versões, digital e imprensa, que nos davam a oportunidade instantânea de escrever e vermos o nosso trabalho à disposição dos olhos dos outros. Para um imberbe universitário, era impressionante.

Relembro a primeira notícia que fiz. Foi para a cadeira de Jornalismo e era sobre um evento realizado no auditório, que envolvia várias entidades, com a presença do Reitor, de um representante da AAUBI, entre outros. Custou-me estoicamente três horas de execução e acabou mais perto de ser uma ata, falando de cada acontecimento na sua sucessão e não no que era o acontecimento da situação, a notícia. Resultado: foi posteriormente esquartejada pelo Professor João Canavilhas com notas e correções, sentindo eu, agastado, o gorar do esforço empreendido. Uma situação que recordo com um sorriso, pela qualidade ser inversamente proporcional ao empenho na execução.

Mais tarde, e, no meu caso, nutrindo um particular gosto por desporto automóvel, mas naturalmente tímido nos primeiros passos, o Urbi et Orbi veio a ter um papel muito importante. Desde pequeno que ia assistir a provas do Campeonato Nacional de TT com o meu pai. Uma vez estudante de jornalismo, comecei a entrar em contacto com as organizações a fim de pedir a acreditação de imprensa, a qual era-me sempre facultada, porque o Professor João Canavilhas passava-me uma autorização de que ia como representante do jornal da universidade. No final, fazia a notícia do evento que saía na versão digital. Eu ganhava experiência e o ‘Urbi’ mais um motivo de leitura.


*André Duarte formou-se em Ciências da Comunicação em 2009, a que se seguiu um Mestrado em Jornalismo, concluído em 2012, ambos pela UBI. Foi animador na Rádio MEO Sudoeste; autor e editor do programa Nostalgia dos Famosos (Rádio Nostalgia); e jornalista do Volante TV (SIC/SIC Notícias) e do semanário AutoSport. Atualmente trabalha como Gestor de Redes Sociais.