Intercâmbio cultural
Teatro da Guarda ligado a Castela e Leão

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) e a Rede de Teatro de Castela e Leão, Espanha, assinaram na passada semana, um protocolo de colaboração ao abrigo do qual o TMG passa a ser a 25ª sala daquela rede de teatros.


NC / Urbi et Orbi

A ligação a Espanha é encarada pelos responsáveis do Teatro da Guarda como uma mais-valia

O director do Teatro Municipal da Guarda, Américo Rodrigues, sublinha a importância do protocolo por permitir àquela sala da Guarda acolher espectáculos a "40 por cento dos custos, uma vez que os restantes 60 por cento são assumidos pelas outras salas da rede". Além desta vertente financeira, Américo Rodrigues sublinha ainda o facto do protocolo permitir-lhe ter assento na reunião de programadores culturais daquela rede de teatros, facilitando-lhe "mostrar o trabalho das companhias de teatro portuguesas naquelas duas regiões espanholas.
Salamanca, Burgos, Segóvia e Valladolid são as cidades espanholas abrangidas pela Rede de Teatros de Castela e Leão, num total de cerca de dois milhões de habitantes.
Para o responsável, a assinatura deste protocolo reveste-se ainda de outro "pormenor fundamental" que consiste em apelar ao governo português para a necessidade de se constituir em Portugal uma rede de teatros. “Porque só assim poderemos promover uma valorização cultural efectiva", afirma.
A promoção e difusão dos trabalhos realizados pelas companhias teatrais de Castela, Leão e da Guarda são dois dos objectivos do protocolo. Facilitar o contacto entre autores, directores, programadores e distribuidores de teatro é outro dos objectivos do documento, assinado pelo presidente da Câmara da Guarda e pelo director general de Promoción e Instituciones Culturales da Junta de Castela e Leão. O protocolo vigora até 31 de Dezembro de 2008.