Por Eduardo Alves


Uma tese na área do desporto que tenta utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas

“Poucos estudos existem nesta área”, adianta Nuno Miguel Mendonça Leitão Rodrigues. Autor da mais recente dissertação de mestrado em Ciências do Desporto defendida na UBI, Nuno Rodrigues estudou a capacidade de utilização das novas tecnologias no treino e melhoramento de rendimento dos atletas.
Teorias que à partida até parecem simples, mas que “são bastante trabalhosas”. Com um estudo intitulado “Operacionalização do modelo de actividades desportivas colectivas – estudo de situações típicas no futebol”, Nuno Rodrigues apresenta algumas novidades no que respeita a técnicas de treino “personalizado” dos vários atletas. Com a utilização de filmes, de medidores e de outros aparelhos que a o avanço tecnológico coloca ao dispor dos técnicos, estes têm a possibilidade de estudar “ao pormenor” o desempenho de um determinado atleta. Saber onde ele é bom, onde é menos bom “e conseguir produzir um diagnóstico fidedigno que o leve a treinar determinada jogada, de uma forma certa”.
Uma metodologia que pode dar frutos muito proveitosos para as equipas que as utilizem, assim como para os atletas que se disponham a seguir estas indicações. Através da análise de lances, da quantificação das jogadas com os devidos instrumentos e uma posterior análise, “leva os técnicos, principalmente, de futebol, a encontrarem as melhores capacidades dos seus atletas, para os vários jogos”, explica o autor da tese que mereceu nota máxima por parte do colectivo de júris.
Saber olhar para a funcionalidade e para o desempenho dos jogadores “através dos aparelhos que se podem utilizar” é uma das recomendações deste estudo. Na tese, pode também ser vista uma parte descritiva do método de recolha de dados a qual prevê “estudar diferentes variáveis, trabalhar diferentes pontos do jogador”, afiança Nuno Rodrigues. A tese foi avaliada por um júri composto por Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior e César José Duarte Peixoto, professor associado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.