Os promotores deste evento desportivo apresentam boas participações no mesmo
Organização quer repetir êxitos de 2004
Master Class de Fitness regressa à Covilhã

O II Master Class de Fitness vai realizar-se em Março na Covilhã. Mas antes disso, a organização esteve no Oriental de S. Martinho para uma palestra sobre a modalidade, a sua história e os problemas com que se debate na actualidade.


Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


Depois do sucesso do ano passado, o INATEL volta a trazer à Covilhã mais uma edição do Master Class de Fitness pela mão de Luís Gonçalves. O instrutor esteve no Oriental de S. Martinho para apresentar o evento, e para uma palestra sobre a modalidade que abraçou.
Durante mais de duas horas, o professor de educação física elucidou o lotado salão nobre da colectividade covilhanense sobre a história, evolução e benefícios de uma modalidade em franca expansão. Um desporto que, depois de altos e baixos, em termos de popularidade, ganhou um novo fôlego na última década.
De qualquer modo, reconhece, Luís Gonçalves, “podia ser uma modalidade mais popular, e só o não é porque acaba por ser um pouco cara”. O problema já foi levantado várias vezes pelo instrutor. A prática do fitness, ao contrário de outras actividades, não implica a utilização de equipamento dispendioso, mas, lembra “está, na maior parte das vezes, associada a ginásios, que são pagos, e muito bem pagos”. Para quem não tem posses para se inscrever num ginásio acaba por ser mais difícil aderir à modalidade. A solução, adverte, Gonçalves, “seria descentralizar a modalidade dos ginásios, do sector privado, e levá-la às associações”. Isto porque, defende, “o poder político tem a responsabilidade de proporcionar à sua população um acesso mais facilitado ao desporto”. Se assume essa responsabilidade em relação ao futebol e ao desporto de alta competição, explica, “por que não há-de fazê-lo em relação a uma coisa mais importante: o desporto para todos?”
Opinião também partilhada por Jorge Torrão, coordenador do INATEL, que acredita que “o movimento está a aparecer em força” e que é uma questão de tempo até ser adoptado, “quer pelas escolas, quer pelas próprias colectividades”.
“Inventado” em 1968 como uma preparação militar, o Fitness foi evoluindo ao longo dos anos, mas só com o lançamento de vídeos promocionais com celebridades – como as famosas video-aulas de aeróbica de Jane Fonda – se tornou conhecido do grande público. Mas o mesmo instrumento que disseminou a modalidade a nível planetário, acabou por lhe associar um preconceito que ainda hoje subsiste: o de que é desporto para “meninas”. “Isso ainda hoje acontece”, admite Luís Gonçalves, “mas não tanto como há uns dez anos atrás. O estigma é hoje menor porque há diversas modalidades dentro do Fitness. Há diversidade para todos os gostos”.
A nível de formação o panorama é razoável em Portugal. Luís Gonçalves afirma haver bons cursos e bons instrutores no País. O problema, ressalva, “é que tanto os cursos como os formadores, estão muito afastados uns dos outros”. O especialista defende que deveria haver uma associação que permitisse um maior contacto entre os formadores para se trocarem conhecimentos e dar a conhecer o que se vai fazendo nos diversos cursos que são ministrados no País. O que acontece hoje em dia, “é que a informação e o saber andam muito dispersos”.

Fitness na Covilhã em Março

Na região, tal como noutros pontos do País, os adeptos do fitness tem que se deslocar a ginásios para praticar a modalidade. Mas por cá, apesar do número de praticantes estar a aumentar, ainda há muita gente que desconhece a modalidade e as suas inúmeras variantes.
Numa tentativa de sensibilizar e dar a conhecer este desporto à população, Jorge Torrão, do INATEL Covilhã, empenhou-se, com Luís Gonçalves, em trazer à Covilhã uma Master Class de Fitness. O sucesso foi tal que, logo no final da primeira iniciativa, os organizadores admitiam a possibilidade de se voltar a realizar este ano.
Os contactos foram feitos, a logística tratada e a segunda edição do evento vai acontecer mesmo. Ao que tudo indica nos primeiros dias de Março. E Luís Gonçalves não tem dúvidas: “Vai ser um grande sucesso, porque hoje estamos mais próximos do que há um ano atrás”.
Jorge Torrão, do INATEL, afina pelo mesmo diapasão e está confiante num sucesso maior que o do último ano. O responsável acredita que o número de inscrições vai aumentar e que a cidade vai ter “um fim-de-semana diferente e de qualidade” Para além disso, acrescenta, “vão estar na Covilhã várias vertentes do fitness e os melhores instrutores para cada uma delas”.