Por Eduardo Alves


Este ano, o Imago apresenta uma estrutura profissional na sua organização

O Fundão recebe, entre os dias 1 e 8 de Outubro o IMAGO 2005. A data deste evento que parte para a sua sexta edição foi avançada pelo núcleo de profissionais que está à frente do certame. Com as principais medidas delineadas, já nesta altura do ano, a organização entendeu por bem, divulgar a iniciativa.
Uma publicitação que decorre no Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand em França. Na perspectiva dos responsáveis pelo IMAGO, “este é um palco privilegiado para o primeiro momento do festival fundanense”. As inscrições ficam assim, oficialmente abertas, “em Clermont-Ferrant”. Nesta mostra francesa participam quase 3 mil profissionais da sétima arte e 135 mil espectadores. O intuito principal desta divulgação, fora de portas, é “motivar o maior número possível de realizadores, de profissionais e de espectadores a participarem no IMAGO 2005”.
A estrutura do IMAGO conta agora com um núcleo definido de profissionais “que se dedicam exclusivamente à organização deste evento cultural”, adianta Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal do Fundão. A “solidificação” das bases está bem visível no orçamento previsto para a sexta edição do evento. Um certame que ronda “os 200 mil euros” e que contempla várias categorias a concurso. Criar um organismo de gestão, promoção e melhoramento do festival “era imperativo”. Este passo, para a profissionalização do festival, “é também uma aposta na qualidade e na afirmação deste mesmo evento”, acrescenta Fernandes.

Nova categoria e página Web

A partir de 1 de Fevereiro, a estrutura IMAGO vai contar com um novo grafismo na sua página da Internet. Uma apresentação simplificada daquela que será vista a partir de Abril e que fica a cargo do designer Azar Kasimir e de Catarina Moura. Uma renovação que também é acompanhada pela oferta de categorias a concurso. Este ano, o IMAGO 2005 estreia a classe “Under 25”, destinada a todos os géneros de filmes em formato vídeo, e tem em vista os trabalhos de realizadores até 25 anos de idade, com a particularidade dos orçamentos para a realização das obras “não poder exceder os 2 mil e 500 euros”, referem os promotores do certame.
Esta sexta edição, à semelhança do ano passado, continua com as secções competitivas de curtas-metragens e documentários de formato curto para realizadores até 35 anos, as retrospectivas e prospectivas, o Open Space e a Sound & Vision Experience. Os organizadores deste evento esperam alargar as suas actividades a outros espaços da cidade do Fundão, para além do Pavilhão Multiusos e do Casino Fundanense, como a biblioteca municipal e a Moagem.