Por Catarina Rodrigues


No encontro serão desenvolvidas diversas actividades

Divulgar e promover o Cinema de Animação foi o ponto de partida para a criação do Encontro de Animação da Covilhã (EnA). A iniciativa é organizada pela Associação do Cybercentro em parceria com o Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior. Nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro realizadores, produtores, argumentistas e formadores vão poder apresentar trabalhos e trocar ideias com todos os interessados.
Segundo Orlandina Veiros, responsável pela organização do I Ciclo de Animação "este projecto tem por base uma forte componente pedagógica e procura debater o passado, o presente e o futuro do cinema de animação". O encontro vai ter lugar no auditório I da UBI onde serão desenvolvidas várias actividades como conferências, workshops e projecção de filmes de animação portugueses com a presença dos seus realizadores.
A evolução do estatuto do cinema de animação ao longo dos tempos e as diversas técnicas associadas a esta forma de arte são algumas das temáticas a abordadar nas conferências. Este ciclo chamará a atenção para os fundamentos de uma crítica de cinema e também fará uma abordagem à questão da escrita criativa.
A projecção de filmes será um dos pontos altos do EnA. José Miguel Ribeiro é o mais premiado realizador de Cinema de Animação em Portugal. Foi o único português que conseguiu arrebatar o Cartoon D'Or em França com o filme "A Suspeita" que vai trazer ao EnA. "Interstícios" de Marina Estela Graça, vencedora do prémio Cartoon Portugal/Porto 2001 e o "Karma" de Telmo Martins, vencedor do prémio Jovem Realizador no Ovarvídeo 2002 serão também projectados no encontro.


O cartaz do EnA contou com a participação dos alunos da UBI



Descentralização cultural

Orlandina Veiros lembra que foi o Cybercentro da Covilhã que produziu a primeira curta metragem de animação 3D intitulada "Karma", mas salienta que "as pessoas desconhecem o trabalho que está por trás de um projecto desta natureza daí a importância deste evento". A parceria com a UBI surgiu "pelo facto de se preparar um programa que terá uma importante vertente pedagógica e abrirá os horizontes dos alunos para esta área cultural", explica a responsável.
O I Ciclo de Cinema de Animação é considerado pela organização como uma forma de descentralização cultural que permitirá desenvolver esta área e revelar novos talentos. Jorge Bacelar, professor na UBI responsável pelo EnA, salienta a boa vontade de todos os participantes que se empenham em divulgar o seu trabalho e "saem do circuito infernal Lisboa, Porto, Coimbra". Segundo este docente, "apesar do encontro não pertencer à estrutura curricular dos cursos é enriquecedor em termos de informação e matéria de reflexão". O professor considerou desde logo importante envolver os alunos na iniciativa. Como tal, a imagem do EnA foi conseguida através da participação dos alunos do 3º ano de Design Multimédia. "Assim não se limitam a vir assistir ao encontro porque à partida já estão envolvidos no projecto", conclui.
O Encontro de Animação da Covilhã é dirigido à comunidade cinéfila regional, a profissionais do cinema de animação, alunos professores e a todos os amantes desta área. A entrada é gratuita.