Por Marco António Antunes


O"Café da Manhã" de sexta feira foi emitido a partir do Largo da PSP da Covilhã

No passado dia 15 de Junho, a Covilhã recebeu o "Café da Manhã" em mais um "Pedro Tojal pelos caminhos de Portugal". Perto de duas centenas de pessoas assistiram ao programa em directo da Rua António Augusto de Aguiar, das 7 às 10 horas. Alegria, boa disposição, passatempos e muita música animaram a Covilhã.
A equipa do "Café da Manhã", o programa da RFM das 6h às 10h30, "acorda" Portugal de segunda a sexta feira. Os animadores do programa são Pedro Tojal e Maria João Simões. Depois de "Pedro Tojal e o mealheiro partido", que distribuiu dinheiro aos ouvintes da RFM, uma nova campanha de marketing promete conquistar mais ouvintes.
"Pedro Tojal pelos caminhos de Portugal" é o novo projecto da RFM. Trata-se de apresentar o "Café da Manhã", ao vivo, em várias cidades de Portugal Continental. "O objectivo é essencialmente estar próximo dos nossos ouvintes. A RFM é uma rádio nacional. Mas tem de chegar ao meio local. Procuramos conhecer as pessoas. E levá-las a acreditar que a RFM não é uma rádio de Lisboa. Mas é uma rádio do local onde as pessoas vivem", afirma Pedro Tojal.
Manhã de céu nublado. Um camião Tir serve de palco ao programa. A azáfama é grande. Técnicos, assistentes, produtoras e animadores fazem os últimos preparativos. Às 7 horas em ponto começa mais um "Café da Manhã". Junto à P.S.P., estão já quase 50 pessoas. Pedro Tojal, com a sua boa disposição, dirige-se ao público: "Covilhã aqui à nossa frente bom dia a todos". O público responde prontamente, em coro, num forte "Bom dia".
Os animadores convidam o público a escrever uma frase sobre a Covilhã, Pedro Tojal e Maria João. O objectivo é levar cinco pessoas a almoçar com a equipa do "Café da Manhã". A música anima a festa. Seguem-se passatempos e prémios: distribuição de t-shirts, bonés, panos, panfletos, canecas e o já habitual passatempo "Guerra dos Sexos". No intervalo da música, da publicidade e das notícias, Pedro Tojal e Maria João Simões cumprimentam o público. Dão autógrafos. Recebem prémios. E falam com a equipa RFM.

"Calor humano"

O Urbi et Orbi foi ver de perto o ambiente de alegria e boa disposição. "O Sol está muito tímido. Mas o calor humano supera a sua falta", refere Pedro Tojal. José Duarte, 61 anos, reformado da função pública e natural da Covilhã assistiu ao programa porque "os meus netos me pediram para os acompanhar. Eles são fãs da RFM", salienta. José Duarte pensa que "o 'Café da Manhã' é um óptimo programa para os jovens. O Pedro Tojal e a Maria João dão muita alegria e energia logo ao acordar".
Susete Ferreira, 18 anos, é estudante na Escola Secundária Campos Melo e natural de Sobral de S. Miguel (concelho da Covilhã). Durante o programa, levanta um cartaz - "Sobral de S. Miguel com a RFM" - e afirma: "Todos os dias ouço a RFM. É a minha rádio preferida. Os programas que mais gosto são: o 'Café da Manhã' e o 'Oceano Pacífico' ". Para Susete Ferreira "esta iniciativa é excelente para os ouvintes e os profissionais da RFM se conhecerem mutuamente", defende.
Do "Abrigo dos pequeninos", um infantário da Covilhã, 11 crianças esperam para conhecerem os animadores. As crianças vêm com duas educadoras de infância: Maria Fazendeiro, 31 anos, natural da Covilhã e Sandra Diogo, 23 anos, natural de Vila do Carvalho. "As crianças do nosso infantário ouvem sempre a RFM. Passam o dia a cantar as músicas", assegura Maria Fazendeiro. O pequenino Henrique Almeida, 3 anos, natural da Covilhã confirma: "Gosto muito da música da RFM".

A "Guerra dos Sexos"

Bruno Rodrigues, 22 anos, natural do Tortosendo e Helena Antunes, 23 anos, natural da Covilhã, ambos alunos de Química Industrial na UBI, participam no passatempo "Guerra dos Sexos". O objectivo é confrontar homens e mulheres em questões de cultura geral. Venceu Helena Antunes.
"O Pedro Tojal e a Maria João Simões são super simpáticos. Transmitem muita alegria e boa disposição logo de manhã. Esta iniciativa leva os fãs do 'Café da Manhã' a conhecerem o Pedro e a Maria João. A RFM mostra aos ouvintes como se faz um programa ao vivo", garante Bruno Rodrigues. Helena Antunes elogia a RFM: "É uma grande rádio que se ouve em todo o País. Na Covilhã todos adoram o Pedro Tojal e a Maria João". E acrescenta: "O 'Café da Manhã' é o programa de rádio que mais ouço".
No próximo dia 22 de Junho, Guimarães recebe o "Café da Manhã". A tourné termina em Viseu no dia 29 de Junho.
No final do programa, Pedro Tojal e Maria João Simões falaram ao Urbi et Orbi.






 

Entrevista com os animadores do "Café da Manhã"
"Procuramos conhecer as pessoas"

No final da emissão, e já em hora de partir para a estrada, o Urbi et Orbi esteve à conversa com Pedro Tojal e Maria João Simões, os dois animadores das emissões da manhã da RFM. Assumem que o segredo do sucesso do programa é a boa disposição que transmitem aos ouvintes, logo pela manhã, e prometem manter-se no ar.