Lewis Carroll
 

          

Alice no país
das maravilhas  

Lewis Carroll é o pseudónimo do professor de matemática Charles L. Dodgson. Tornou-se célebre ao escrever Alice no País das Maravilhas.
A lógica desta narrativa é a criação de um mundo onírico, onde não existe lógica nenhuma, à semelhança da incoerência que compõe o nosso inconsciente.
"Quem me dera não ter chorado tanto!- disse, enquanto nadava de um lado para o outro, tentando descobrir uma saída.- Vou ser castigada por isso, acho eu, morrendo afogada nas minhas próprias lágrimas !"
As metáforas, tornam-se realidade nas histórias tresloucadas e aventuras divertidas do dia a dia das personagens estranhas que fazem parte do País das Maravilhas. O Coelho Branco, sempre apressado, o Gato Cheshire que aparece e desaparece constantemente, o pequeno Bil, a Lagarta Azul, o Porco, as Lagostas, o Chapeleiro, e a Lebre de Março, são alguns dos cidadãos que vivem neste reino de fantasia, onde impera um exército de cartas, comandado pela Raínha de Copas.
"- Disseste porco ou torto? Disse o Gato.
- Eu disse porco- respondeu Alice- e gostava que não estivesses sempre a desaparecer e aparecer assim de repente. Fazes que uma pessoa fique tonta de todo.
- Está bem - disse o Gato, e desta vez desapareceu muito devagarinho, começando primeiro pela cauda e acabando com o sorriso, que ainda ficou a ver-se durante algum tempo já o resto tinha desaparecido"
Alice reaviva em nós a eterna ternura da infância, onde o sonho se confunde com a realidade, transformando-a num mundo encantado.
por Patrícia Caetano

Clique aqui para regressar à primeira página