Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro            

 

 
HERNÁN RIVERA LETELIER

Miragem de Amor
com Banda de Música

 

 
 


 

por raquel fragata          

 
"Fatamorgana de Amor con Banda de Música" (título original) é um árido e triste romance de uma desolada povoação do deserto das pampas do Norte do Chile.
O autor faz crer no epílogo da veracidade da história. E pela reconstrução narrativa que faz, numa descrição em que os nossos cinco sentidos são permanentemente despertos a pormenores, bem nos podemos deixar levar e
sofrer os seus infortúnios.

Nestas páginas revive o ambiente quente dos cabarés, "casas de má nota", que proliferavam nas redondezas das explorações de salitre no início do século.
Ouve-se o jazz inspirado por fumegantes bebedeiras nos sujos e fétidos bordéis e casas de passe de Pampa Unión.
Toda a povoação contracena com vincados traços de carácter sobrecarregados pela fusão, num estilo próprio do autor, do discurso directo das personagens e a narração.

Da Banda da Litrada, um grupo de boémios músicos contratados para animar a festa de recepção ao ditador Presidente do Chile, destaca-se o trompetista Bello Sandalio. Um jovem ruivo e sardento, filho de uma chilena e de um irlandês, dotado de um sorriso metálico "que desconcertava os homens e puxava pela imaginação das mulheres". Notas de fogo cuspidas do trompete de
Bello Sandalio conquistam o amor da elegante pianista Golondrina del Rosario. Golondrina, filha de um barbeiro anarquista, para além de muitos outros dotes anima a mudez das sessões de cinema do Teatro Operário.

A história retrata a forma cruel como são tratados os mineiros às mãos dos desumanos proprietários das explorações de salitre das pampas.
O autor, Hernán Rivera Letelier, chileno do Norte, garante que ainda hoje quem passar nas redondezas onde outrora em rebuliço estava a povoação de Pampa Unión irá ouvir o som de uma música. O fantasma de uma festa.
 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]