Um filme de
Pedro Almodóvar |
tudo
sobre a minha
MÃE
POR PEDRO JESUS
Tal como já o fora Mulheres à
Beira de um Ataque de Nervos, um dos filmes de Pedro Almodovar
que maior aceitação reuniu internacionalmente,
Tudo Sobre a Minha Mãe é um filme eminentemente
feminino. Aqui os homens têm um papel reduzido, dando-se
maior ênfase às vivências de várias
personagens que nascerem mulheres ou se assumem como tal.
Ainda assim, o acontecimento que dá origem ao desenrolar
da acção, e que acaba por se traduzir na convivência
destas personagens, é protagonizado pelo filho de Manuela.
Precisamente no dia que este completa o seu 18º aniversário,
mãe e filho decidem comemorar a data, porém a tragédia
abraça estas personagens. Manuela compreende então
que só poderá exorcizar a sua dor ao encontrar
o pai do seu filho, um travesti que "reúne em si
o pior dos homens e das mulheres". A missão não
se revela fácil e Manuela empreende uma busca, ao mesmo
tempo que, enquanto ser humano, se despoja dos requisitos necessários
a uma vida confortável.
Mas paralelamente à viagem física, Manuela desce
ao fundo de si própria, da sua juventude - há muito
deixada no baú das memórias distantes - e daquilo
que lhe é humanamente possível suportar nos outros.
Trava conhecimento com a delirante Agrado, uma prostituta transexual
com uma curiosa filosofia de vida, com a Irmã Rosa, um
freira infectada com HIV, e também com Huma, a consagrada
actriz que vive um conturbado relacionamento com sua parceira
profissional e amorosa, viciada em drogas duras.
Mas não se pense que este é "apenas"
um desfile de personagens bizarras. O filme é na realidade
um melodrama com capacidade de angustiar o espectador, muito
por causa de Manuela, personagem interpretada por uma excelente
Cecilia Roth, que mediante a "cruz" que carrega, consegue
uma prestação de uma sobriedade verdadeiramente
incomum.
Os fantasmas habituais na obra do realizador estão todos
presentes: as sexualidades "paralelas" e as personagens,
que embora pouco convencionais, parecem mover-se num mundo em
que estão perfeitamente integradas, como se não
existissem quaisquer tipos de preconceitos. Contudo, o trunfo
de Almovodar, para além de um apuramento técnico
cada vez mais notório, consiste em conferir às
personagens motivações para cada um dos seus actos,
algo que não era tão evidente em filmes do realizador
como Negros Hábitos, uma película com um leque
de personagens perfeitamente inenarrável.
Li algures que com esta película Pedro Almodovar consegue
finalmente cimentar a importância do seu cinema. Pessoalmente
acredito que Tudo Sobre a Minha Mãe, mais que uma revelação,
é antes a confirmação do talento do homem
que já nos tinha oferecido retratos humanos fortíssimos
em peliculas como Kika, Saltos Altos ou Mulheres à Beira
de um Ataque de Nervos.
Para o fim, fica a referência à carreira verdadeiramente
invejável que o filme tem alcançado, recolhendo
prémios em todos os festivais de cinema por onde passa,
desde Cannes, onde arrecadou o prémio referente à
melhor realização até aos césares
do cinema francês e aos óscares de Hollywood, cerimónias
onde alcançou a distinção de melhor filme
de língua estrangeira. |