.


.

 


O insuspeito Santuário de Fátima


Nos anos 70
Ouro nazi passou por Fátima

Eram quatro as barras de ouro nazi que, em 1976, estiveram depositadas numa conta bancária do santuário de Fátima. A origem do ouro não era segredo, mas o santuário não abdicou dele nem contestou a sua proveniência.
O "grande segredo" foi revelado na quinta-feira pela revista "Visão", que noticia assim a passagem por Portugal de quatro lingotes no valor aproximado de 127 mil contos, vindos da Casa da Moeda Prussiana e datadas de 1942. A data e a origem não oferecem dúvidas - era ouro roubado pelos nazis e fundido no auge do III Reich.
De acordo com a "Visão", a descoberta foi feita através da análise de uma relação apresentada pelo Conselho de Gestão do Banco Pinto Magalhães, no Porto, de todas as barras de ouro que integravam o depósito da conta do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
"O puzzle ficou incompleto", no entanto. Falta saber como é que as barras de ouro vieram parar ao depósito do santuário, quando saíram e que destino terão tido. Peças perdidas na história, que o tempo se encarregará - ou não - de recuperar.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda